quarta-feira, 22 de agosto de 2012


REVISTA 1 – LIÇÃO 4: EU SOU DIFERENTE, JESUS VIVE EM MIM!

1


Revista Sementinha Kids (Ano 1 – Número 1)

Somos diferentes porque Jesus vive em nosso coração!

Lição 4: Eu sou diferente, Jesus vive em mim!

Princípio: Quem é filho de Deus é diferente.

Textos: Efésios 4:22-24; Colossenses 3:8-9 e 3: 12-14

Texto para decorar:  “Vistam-se com a nova natureza, criada por Deus, que é parecida com a sua própria natureza e que se mostra na vida verdadeira, a qual é correta e dedicada a ele.”. Efésios 4:24(Versão Linguajem de Hoje)

ALVOS: Que as crianças:

  • Reconheçam as coisas da sua velha natureza, que devem abandonar para andar na luz.

  • Assumam o compromisso de vestirem-se como filhos da luz, agindo como um verdadeiro filho de Deus.

Materiais necessários:

– Revista Sementinha Kids Ano 1 Nº 1: Somos diferentes porque Jesus vive em nosso coração!

- Uma cópia da atividade para cada criança.

LOUVOR: Guie as crianças num louvor que fale sobre mudança de vida, transformação em Cristo Jesus.

1) QUEBRA-GELO:  Professor, veja as situações da página 10 da revista Sementinha Kids Nº1 “O que faria um filho de Deus nessas situações?”

Divida o grupo em 3, peça para que cada grupo dramatize as situações e para que  façam um final de acordo com o que um filho de Deus faria nessas situações.

No final diga: Quem é filho de Deus é diferente e age diferente.

2 – HORA DA PALAVRA

Para introduzir o assunto leia para as crianças o quadrinho da pagina 3, 4 e 5. Diga: O que vocês acham, Benjamim devia devolver o dinheiro? Por quê? Sim, os filhos de Deus agem diferente! Eles deixam a cada dia o que é mau e praticam aquelas coisas que os identificam como filhos de Deus.

No livro de Efésios, escrito pelo Apóstolo Paulo, temos valiosos ensinos sobre estes assuntos. Ele disse que se somos filhos de Deus devemos deixar de praticar algumas coisas, assim como se tira uma camisa velha e suja. E também disse que os filhos de Deus devem fazer outras coisas que agradam a Deus, assim como vestimos uma camisa nova e cheirosa.

Figura 1: (Professor recorte o menino pregue numa cartolina, recorte as roupas que têm escrito As características da velha natureza e cole por cima do menino com fita crepe na medida que for falando)

Diga: Há muitas crianças que dizem ser filhos de Deus, mas o seu comportamento não condiz o que falam. Vejamos na Bíblia em Colossenses 3:8-9 algumas de essas características. (professor leia o texto e depois vista o boneco com a roupa pecaminosa, peça por peça)

“Mas agora livrem-se de tudo isto: da raiva, da paixão e dos sentimentos de ódio. E que não saia da boca de vocês nenhum insulto e nenhuma conversa indecente.

Não mintam uns para os outros, pois vocês já deixaram de lado a natureza velha com os seus costumes”. (Colossenses 3:8-9)

RAIVA -  PAIXÃO (FUROR) – ODIO – INSULTOS – CONVERSAS INDECENTES – MENTIRA

E como vocês imaginam o rosto deste menino? (Professor desenhe um rosto irado ou triste refletindo alguém da velha natureza)

Mas quando recebemos Jesus como nosso Senhor e salvador não devemos agir como aqueles que não conhecem Jesus. Devemos tirar das nossas vidas aquilo que não O agrada, como tiramos uma roupa velha, manchada e rasgada. Deus vê assim os pecados e as práticas da velha vida, como uma roupa imunda e velha.  A velha natureza ou o velho homem representa ao inimigo! Se parece com ele. Mas a nova natureza é parecida com Deus, e a prática de coisas pecaminosas não combina com Ele.

É impossível dizer que somos filhos de Deus e vestir as roupas do velho homem e viver na prática do pecado.

Vejamos agora as características da nova natureza ou do novo homem.

Figura 2 (Professor recorte o menino pregue numa cartolina, recorte as roupas que têm escrito as características da nova natureza e cole por cima do menino com fita crepe na medida que for falando)

“Vocês são o povo de Deus. Ele os amou e os escolheu para serem dele. Portanto, vistam-se de misericórdia, de bondade, de humildade, de delicadeza e de paciência.

Não fiquem irritados uns com os outros e perdoem uns aos outros, caso alguém tenha alguma queixa contra outra pessoa. Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem uns aos outros.

E, acima de tudo, tenham amor, pois o amor une perfeitamente todas as coisas.” (Colossenses 3:12-14)

MISERICÓRDIA – BONDADE – HUMILDADE – MANSIDÃO – PACIENCIA – PERDÃO – AMOR

E como será o rosto de uma criança que veste a “nova natureza”? (Professor desenhe um rosto feliz)

É a nossa responsabilidade controlar e cuidar as coisas que fazemos, como se cuidássemos das nossas roupas para que fiquem limpinhas e cheirosas. A Bíblia deixa claro que devemos deixar as vestimentas do inimigo, a “velha natureza”, e devemos vestir a roupa que nos identifica como filhos de Deus. Assim poderemos dizer: Somos diferentes porque Jesus vive em nosso coração!

3 – HORA DE CONVERSAR

  • Que coisas da velha natureza você  ainda tem que abandonar?

  • Você tem se vestido com a VESTIMENTA        que caracteriza um filho de Deus?  Que coisas da nova natureza você pratica?

4 – VAMOS ORAR

Líder, guie as crianças em oração, rejeitando a prática da velha natureza e pedindo ao Senhor ajuda para viverem revestidas do novo homem.

5- ATIVIDADE

Entregue uma folha da atividade para cada criança, peça para vestir a criança com a nova natureza.

Pra Gabriela Pache de Fiúza


1 comentários:

Postar um comentário